segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

1º Encontro do Organismo da Formação\2012

                                                                                                   Ir. Ana Paula Rocha,mscs
Coordenadora do Organismo

Nos dias 27 e 28 de Janeiro  aconteceu o 1º Encontro do Organismo da Formação na Sede Provincial com a presença de todas as irmãs que compõem o Organismo.  Teve como objetivo estudar tema acerca da formação, priorizar a missão da Animação Vocacional, ouvir e refletir sobre as etapas formativas , programar o ano conforme as atividades contidas no Plano Provincial. O grupo  priorizou fortes momentos de espiritualidade, convivência grupal e cultural. A Formação é acolher com alegria o dom da vocação e torná-la real em cada momento e situação da existência. “ Formação é graça do Espírito, atitude pessoal, pedagogia de vida, esforço e luta para ser livre no acolher o dom” conforme citou o Congresso das vocações. Portanto, logo mais serão encaminhadas as propostas que foram definidas para o I Semestre de 2012 conforme o tema da continuidade do Ano Vocacional: “Somos um projeto – chamadas por Deus, deixemo-nos amar por Ele. Conforme o texto iluminativo: “Ame ao Senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças” (Mc 12,30). Agradecemos as irmãs pela unidade e  coloquemos nas mãos de Deus todos os nossos projetos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Formação das Noviças da PMMM

IR.Ana Maria e Noviças do 2º Ano
“A missão renova a Igreja,
revigora a sua fé eidentidade,
dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações”.
                     (João Paulo II, Carta Encíclica Redemptoris Missio, 2)

Iniciou-se desde o dia 23/01, na comunidade do noviciado Jesus de Nazaré a semana intensiva de formação. Teve a contribuição  da Irmã Ana Maria Delazeri, mscs, com o objetivo de estudar sobre:
v  O sentido teológico da Missão;
v  Identidade e Missão;
v  Missão como Profecia;
v  Visão da realidade das Migrações à luz do Carisma;
v  Fenômeno das Migrações: causas, conseqüências, tipologia;
v  Elementos da teologia das Migrações;
Os temas abordados nos possibilitarão à maior abertura no conhecimento do que corresponde ao contexto atual da mobilidade humana e das exigências que esta realidade requer da presença missionária scalabriniana. O mandato missionário fundamenta-se na missão de Jesus recebida do Pai, e a eficácia do dinamismo missionário do discípulo é fruto do encontro pessoal e profundo com Jesus, Peregrino do Pai, que andou pelas aldeias e povoados anunciando a todos a Boa Nova do Reino. O protagonista da missão é o Espírito Santo de Deus.
Agradecemos as orações e continuemos em unidade.