quarta-feira, 3 de julho de 2013

A Tenda nosso lugar de Encontro

As Irmãs Scalabrinianas da Província Maria, Mãe dos Migrantes,  estão  no encontro anual de formação continuada dos dias 02  a 11 de  julho em Várzea Grande MT.
O tema que norteia  as reflexões, estudos e debates é SOMOS  DISCIPULAS: SEGUIR JESUS, VIVENCIAR O DISCIPULADO  E A MISSIONARIEDADE   LEMA: “ VINDE E VEDE, ELES FORAM E VIRAM E PERMANECERAM COM ELE, AQUELE DIA” Jo.1,38.
A simbologia é a tenda  que significa  o lugar do encontro, do diálogo, da escuta e da acolhida.  É um momento de intimidade, de confiança da criatura em relação ao criador. A Oração de abertura foi o convite e a vivência do texto bíblico de Genesis 12.  A atitude de Abraão, a nossa atitude, entrar e sentar -se na porta da tenda, nos aponta a prontidão, a disponibilidade de quem se sente aberto ao novo, ao diferente.  Abraão revela necessidade de sair de si, ir ao encontro do outro, procurar estabelecer um contato, instaurar um diálogo. Fazia muito calor e as peregrinas Scalabrinianas, vindas de muitos lugares, cidades  e país precisavam restabelecer as forças.  
Aqui nos remete ao bem Aventurado João Batista Scalabrini que nos dizia que “ estaria disposto a colocar-se de joelhos diante do mundo, para pedir-lhe, como graça, a licença para fazer o bem”. Scalabrini sempre foi mediador no encontro com os migrantes e com os oriundos dos países de acolhimento, sendo portador de esperança e gerador de comunhão na diversidade. A Irmã MSCS, busca no seu cotidiano a itinerância, a provisoriedade e construir a comunhão. Estamos reunidas em 34 irmãs, todas empenhadas ao estudo, cultivo pessoal, avaliação e prospectar Sonhos e atividades da nossa missão. Agradecemos a comunhão, unidade e comunicações recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário