sexta-feira, 5 de junho de 2015

Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada

Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada

 Partilhando a experiência do Congresso Vida Religiosa Consagrada
“Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho?” (Lc 24, 29). Foi o que cada uma vivenciou ao participar do Congresso da Vida Consagrada, nos dias 7 a 10 de abril, em Aparecida SP, encontrar com a diversidade de congregações, muitas manifestações de compromissos, de acolhida ao amor de Deus. Estavam presentes mais 2.100 religiosas (os) de todo Brasil, refletindo temas centrais para a vida religiosa, acreditando um no outro, na vocação e convocados (as) enviados (as) à missão, na riqueza dos carismas e da intercongregacionalidade.
 A espiritualidade é uma dimensão fundamental do ser humano. Inspirados por Jesus Cristo, somos convidados (as) a refletir e viver uma espiritualidade unida ao Pai e presente na construção do Reino de Deus; a sermos peregrinas vigilantes, místicos militantes profetas de uma Igreja em saída.
A experiência do mistério à mistagogia, nos ajuda refletir o sentido da vida, para que? Dando significado e busca em fazer experiência de Deus, deste mistério, onde se faz presente o Cristo ressuscitado. Aprofundando a mística de olhos abertos, com a vida de quem sabe o porquê, vivencia e reinventa o novo e o como? Isso nos provoca a realizar uma nova experiência.
A partir da esperança para alegria, surgem às oportunidades, possibilidades e perspectivas para Vida Religiosa Consagrada no mundo contemporâneo. Ver com olhar mais positivo os desafios e oportunidade- ver e sentir Deus da vida, mais de perto.
As luzes e esperanças da Vida Religiosa Consagrada na América Latina são confirmadas na alegria, e na perspectiva de sermos enviados (as) em missão junto ao povo que necessita de nossa presença e construir o Reino de Justiça de Fraternidade.

Também, quero partilhar a minha visita a comunidade do noviciado América Latina e Caribe, onde a convivência a e jovialidade marcaram na alegria do encontro e participação. Muito obrigada irmãs: Rozeli, Cristina e Rosa Maria, junto às quatro noviças por essa acolhida, amizade e alegria de sermos da mesma família. Deus abençoe a cada uma, lhe conceda sempre esta abertura ao Espírito e conte com minhas orações pela perseverança e realização do Projeto de Deus em cada uma.  Irmã Rosane Costa Rosa, mscs e Irmã Maria de Ramos Guimarães, mscs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário